Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Do Preconceito

Desde pequena sou apaixonada por livros (http://ne0408.blogspot.com/2010/09/das-letras.html) e em diferentes momentos dos últimos dias lembrei de um hábito que costumava ter, e que acabei perdendo nos últimos anos. DICIONÁRIO. eu amava dicionários.
Eu pegava o Aurélio gigante e ficava folheando, encantada com as palavras que eu não conhecia e com seus significados.
Eu tinha um livrinho com várias palavras "novas" em inglês. Sempre que ouvia alguma palavra nova eu escrevia e quando chegava em casa ia procurar o significado.
Como essa lembrança está muito presente na minha cabeça, resolví usar para iniciar o tema desse post.
Segundo o Aurélio:
PRECONCEITO: 1.Conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos; idéia preconcebida. 2. Julgamento ou opinião formada sem se levar em conta o fato que os conteste...

Como eu brinco de Twitter uma vez por mês, fiquei por fora de toda a polêmica envolvendo uma estudante de direito paulista e seus comentários irados contra os nordestinos e hoje, no escritório, os meninos comentavam que no programa MTV Debate, ia ter uma discussão sobre o assunto e fiquei animada para assistir. Foi massa!

Para quem está por fora....
Logo após o resultado da vitória de Dilma nas eleições, a garota postou os seguintes comentários no twitter/facebook:



Num dos momentos do programa falou-se que o preconceito se dá, pela falta de conhecimento, pela ignorância. Fiquei viajando em torno disso e fui ao dicionário tentar agrupar tudo o que estava pensando.
O que eu achei massa foi que ele é claro ao dizer que esse conceito é formado sem ponderação ou conhecimento dos fatos. 
A pessoa não procura "pesar" os dois lados, não conhece a real situação do outro e desse jeito é muito fácil julgar, é muito fácil não concordar e agredir.

Essa menina falou de nós, nordestinos e, acredito que ela não deve ter amigos daqui, não deve conhecer nossa realidade, nosso ambiente e apenas criou uma idéia na sua cabeça, procurou justificar todo o seu horror e tomou isso como verdade.

Podemos abranger e dizer que todo mundo tem preconceito com alguma coisa...a questão é: estamos dispostos a conhecer o outro lado e "abrir " o nosso olhar?
Nós não precisamos concordar com tudo, não precisamos aplaudir e transformar nossa forma de pensar. Acho que quando somos humildes e abrimos nosso coração para ENTENDER o pensar do outro, conseguimos compreender melhor, aceitar, e principalmente RESPEITAR.

Posso falar aqui de assuntos bem polêmicos:

Homossexualismo: Eu fui criada para não concordar. Não ter raiva, mas não concordar. A minha estrutura familiar religiosa, somada a minha forma de pensar hoje, me permite concluir que eu, Patrícia, não admiro o homossexualismo, não é o que eu quero para mim, mas eu aceito quem faz essa escolha. Aceito, respeito e se alguém que tem uma orientação diferente da minha precisar de mim, eu vou ajudar, apoiar, ser amiga, etc. O fato de termos escolhas diferentes não significa que não possamos conviver ou não possa existir amor.
Eu tenho um corpo que me foi dado e cabe a mim escolher como usá-lo.
Penso do mesmo jeito com os outros. Cada um escolhe o que quer para sí.... e devemos sim respeitar.
Eu tento sempre pensar que todas as minhas escolhas terão consequências sejam elas boas ou ruins, e devo saber disso, ponderar e assumir o que vier depois.

Religião: Já ví várias pessoas brigando, discutindo e se debatendo. Já ouví comentários do tipo: Se fulaninho não está na igreja tal, não presta! Não tem caráter, bom coração, etc...
Eu tenho TANTO ABUSO de pessoas com esse tipo de mentalidade, tão mesquinho, tão vazio!
Chega a ser nojento alguém achar que o outro não presta porque prefere rezar para uma santa de barro ao invés de orar, falar diretamente com Deus.
Conheço pessoas de diferentes credos e vivi minha vida inteira dentro de uma igreja e posso dizer que existem pessoas ruins, ardilosas e maldosas em QUALQUER lugar. Não é ir a igreja ou frequentar um centro que diz o seu caráter.

Raça/Cor: Ao mesmo tempo que para algumas coisas é bonito ver a importância da história e seus efeitos, como por exemplo na arte/arquitetura, em algumas áreas essa herança é cruel.
Podemos incluir por exemplo, tanto a discriminação pela cor, quanto essa discriminação contra os nordestinos.
Os negros tiveram papel fundamental na história do Brasil e como é grande o sofrimento durante todos esses séculos. Sinceramente...quando eu vejo reportagens na tv mostrando vídeos de pessoas falando: preto safado, cachorro, e coisas do tipo, além de desprezo e vergonha, não consigo imaginar que essa pessoa tem um bom coração. Eu sempre as comparo a assassinos, pessoas frías, secas , sem amor.
Nunca ninguém vai conseguir tirar essa marca tão feia na história. A dor, a vergonha, a humilhação que os negros sofreram e ainda sofrem não tem como ser compensada.
Quantos não morreram de fome nas senzalas, de tanto apanhar, quantas não foram estupradas e tiveram filhos bastardos, quantos não foram separados da família...
O mesmo acontece com os nordestinos....
Lembrei agora de um teste que o programa Pânico fez, que apesar de ser uma brincadeira, tinha um fundo sério e até triste....
Pegaram uma menina feia e uma bonita e colocaram as duas, em momentos diferentes, na rua com o pneu do carro furado pedindo ajuda para trocar.
A menina feia demorou muito, muito tempo para conseguir ajuda. a bonita apenas minutos.
Não interessa se a bonita é uma ladra e a feia acabou de doar 8 milhões para crianças que estavam dias sem comer ( isso não estava no programa....hahaha).

Do mesmo jeito existe o preconceito com pessoas gordinhas, magrinhas, loiras,burras, nerds e tantas outras coisas....o que falta é se colocar no lugar do outro.
Todos nós temos algum preconceito, algumas vezes é tão sutil que não conseguimos identificar....

Mas hoje eu vejo que a beleza dessa vida é o aperfeiçoamento do nosso caráter. Eu não to aqui para ser igual. Eu não estou aqui para ver as coisas erradas e imitar. Eu quero aprender com meus erros, com meus deslizes, com minhas atitudes erradas e as feias.
Independente dos outros, eu quero ser uma pessoa melhor, quero trabalhar meus preconceitos e respeitar o outro.

Não é brigando que a gente consegue alguma coisa....aprendí a duras penas!

Essa menina que odeia os nordestidos foi preconceituosa, ela não ponderou antes de falar. Ela pensou apenas no seu lado, inflou o coração de raiva e esbravejou coisas que além de não acrescentarem nada, acabaram com sonhos dela, e ela agora vai ter que pagar e arcar com as consequências dos seus atos impensados.

Eu poderia escrever muito mais......mas não quero entediar ninguém! hahahaahah
Amo debater, pensar e me empolgo quando aparecem temas assim....

Não precisamos viver num mundo colorido com coisas lindas e perfeitas....mas podemos melhorar o mundo em que vivemos começando pela nossa cabeça. E para quem acha que nao....isso já muda muita coisa!!!

Beijos

Ah....quando eu era adolescente adorava uma música que se encaixa bem a esse post. O nome é Colored People e a banda DC Talk ;)



Pardon me, your epidermis is showing, sir
I couldn't help but note your shade of melanin
I tip my hat to the colorful arrangement
Cause I see the beauty in the tones of our skin


We've gotta come together
And thank the Maker of us all

(chorus)
We're colored people, and we live in a tainted place
We're colored people, and they call us the human race
We've got a history so full of mistakes
And we are colored people who depend on a Holy Grace

A piece of canvas is only the beginning for
It takes on character with every loving stroke
This thing of beauty is the passion of an Artist's heart
By God's design, we are a skin kaleidoscope

We've gotta come together,
Aren't we all human after all?

Ignorance has wronged some races
And vengeance is the Lord's
If we aspire to share this space
Repentance is the cure

Well, just a day in the shoes of a color blind man
Should make it easy for you to see
That these diverse tones do more than cover our bones
As a part of our anatomy



3 comentários:

  1. Patynhaaa!!
    Amei o teu post...Mt bom mesmo!!! Na faculdade, como eu faço direito, foi o comentário da semana. O pior é que muita gente por aqui se "inflou de raiva" e tbm ficou alfinetando os paulistanos dizendo que "pelo menos não votou no Tiririca"...Enfim, eu, assim como você, graças a Jeová, hoje em dia tenho a minha formação religiosa e penso que Deus deve estar muito triste com tudo isso. Já imaginou, tipo, Deus enviou o seu filho pra morrer por TODOS nós e nós estamos agindo assim para com nossos irmãos? Sim, porque somos todos irmãos....somos todos criação do Deus soberano, poderoso...somos todos pó e quando morrermos, retornaremos ao pó, independente de raça, credo, condição financeira... Fico triste demais por esse mundo estar assim, sem amor. Mas isso, nós que temos uma formação religiosa sabemos que é um sinal dos últimos dias, que está no livro de 2 Timóteo 3:1-5. Que Deus tenha misericórdia dessa menina e que ela possa abrir os olhos dela e ver que o mundo não gira em torno do umbiguinho dela...é muito maior do que isso...
    Mas muito bom seu post mesmo...Assuntos polémicos são sempre muito bons! Aliás, seus posts são sempre mt bons! hahaha

    Beijinhos Paty!!
    Cláudia

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Claudinha....revoltante mesmo saber que existem pessoas assim...
    e eu só queria deixar claro que eu costumo citar igreja e religião porque vivi 25 anos da minha vida nesse meio e muito do que eu sou, do meu caráter está ligado a isso. mas eu não tenho a intenção em momento algum de converter ninguem, ou tentar pregar alguma coisa ate porque a última coisa em que eu acredito hoje é na instituição igreja.
    Cada um pode abrir o coração e falar o que quiser, mas meu foco não é religião ;)

    uso isso aqui mais como um desabafo....amo escrever
    e brigada pelo elogio.....hahaahaha
    beijooooooo

    ResponderExcluir