Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Do Programa de Índio

Hoje tava aqui viajando com meus botões quando comecei a lembrar dos programas de índio que já fiz. Um foi bem especial...

Acho que uns dois ou 3 anos atrás minha amiga e cabra Vanessa (não tem nem como teu nome não ser frequente aqui fia...uns quase 20 anos de amizade dá nisso! hahahaah)me ligou empolgadíssima :

Nessa : Paaaaty, vai ter uma peça hoje a tarde sobre as as poesias de Vinícius de Moraes, parece ser massa!! é no teatro ( aquele perto da Blue Angel).
Paty : Er...Er..Crí!
Nessa safada se aproveitando da bondade, ingenuidade e incapacidade de Paty dizer nao a uma cara ou voz de cachorro pidão: Bora, boooora vai ser massa!!!!
Paty : Bora. ( e pensa: me lasquei!)

No meio da tarde do sábado vão lá as duas assistir a tal peça. Ao chegar no Teatro, crianças e pais por todos os lados.
Paty: Tem certeza que é aqui?
Nessa: Tenho! vamos na bilheteria, perguntamos e compramos o ingresso.
Sim, era lá. E o nome da peça era Decripolou Totepou ( Oi? )

Quando entramos na sala, um mar de crianças gritando, brincando e seus pais observando tudo. Já que estávamos lá e já havíamos comprado os ingressos resolvemos ficar, já imaginando que seria O PROGRAMA DE ÍNDIO!!!

Começa a peça. No palco somente um baú e uma personagem com um roupa engraçada, criativa e cheia de cacarecos.
Descobrimos que a peça brincava com poesias de Vinícius de Moraes, Pedro Bandeira,Roseana Murray,  Olavo Bilac, Cecília Meirelles e Marcus Accioly.
Era um texto leve, divertido e que envolvia os espectadores. Era gostoso de assistir e mais ainda a reação das crianças.
Elas ficavam encantadas com cada palavra que a atriz dizia.
O meu momento preferido da peça foi quando a atriz ficou triste por alguma razão e comecou a chorar. Ela tinha duas garrafas ligadas por uma cordinha e que ficavam penduradas em seu pescoço.
Na hora do choro ela pegou as garrafinhas e apertou como se ela, a personagem, tivesse chorando e molhou um pouco as crianças que estavam na primeira fila da platéia. Foi um alvoroço! Todos rindo, se divertindo. Foi lindo. É muito gostoso ver as reações das crianças. Elas são puras, ingênuas e se encantam tão facilmente...

Eu e Vanessa saímos de lá apaixonadas pela peça. Eu assistiria todas as apresentações que tivesse. E o texto não era só para os pequenos não. Sabe aquelas coisas que balançam com a gente? Que nos fazem pensar?

No final das contas, o programa de índio foi um dos momentos mais especiais que eu já viví. e por isso hoje eu vou para lugares que antes detestaria.
O que faz o programa ser de índio ou nao, é nosso humor, disposição, espírito e companhias!

Abaixo vou colocar uma das falas dela na peça:



Vai já pra dentro menino! – Manuel Bandeira

Vai já pra dentro menino!
Vai já pra dentro estudar!
É sempre essa lengalenga
Quando o que eu quero é brincar…

Eu sei que aprendo nos livros,
Eu sei que aprendo no estudo,
Mas o mundo é variado
E eu preciso saber tudo!

Há tempo pra conhecer,
Há tempo pra explorar!
Basta os olhos abrir,
E com o ouvido escutar.

Aprende-se o tempo todo,
Dentro, fora, pelo avesso,
Começando pelo fim
Terminando no começo!

Se eu me fecho lá em casa,
Numa tarde de calor,
Como eu vou ver uma abelha
A catar pólen na flor?

Como eu vou saber da chuva
Se eu nunca me molhar?
Como eu vou sentir o sol,
Se eu nunca me queimar?

Como eu vou saber da terra,
Se eu nunca me sujar?
Como eu vou saber das gentes,
Sem aprender a gostar?

Quero ver com os meus olhos,
Quero a vida até o fundo,
Quero ter barro nos pés,
Eu quero aprender o mundo!


Beijos!

Foto : Raimundo Pajeu

5 comentários:

  1. CARAMBA!! Caramba.. que lembraça perfeita. Foi muito bom mesmo, Paty. E, aliás, tenho vários bons momentos de índio contigo que apesar de sermpre se arrastar, foi sempre minha companhia.

    Owww te amo, visse?

    ResponderExcluir
  2. hhahaah Juro que te ouví falando esse CARAMBA agora!!
    Ow Nessa...tantos momentos né? orgulho danado dessa amizade!!!
    amo tu tbm!

    ResponderExcluir
  3. poxa! queria ter assistido! me chama para um programa de índio desses, um dia, que eu vou! bjo

    ResponderExcluir
  4. que lindo!
    A peça,as poesias,a amizade e o programa de índio!

    ResponderExcluir
  5. Da prox vez eu te chamo fia...se tu nao tiver de plantão..:P
    visse os vídeos da peça Jú??
    vou rever agora!

    ResponderExcluir